Rosberg cruzando a linha de chegada, Hamilton logo atrás. |
Na segunda volta, Vettel teve
problemas na tração do carro e iria abandonar, mas inesperadamente o sistema
volta a funcionar e ele retorna uma volta atrás de todos os pilotos.
Ironicamente, o tetracampeão que não acredita na temporada que está tendo
acabou atrapalhando (sem querer?) o australiano Daniel Ricciardo, seu
companheiro de Red Bull que o tem superado desde o começo do ano. Sem maiores
atritos a corrida continua.
Na volta 7, a distância de Massa
para Bottas era de 7 décimos, de Bottas para Rosberg 8 décimos e de Rosberg
para Hamilton também 8 décimos.
Na oitava volta, Massa mantém a
vantagem, Bottas dispara e quase dobra a sua para Rosberg e Rosberg perde dois
décimos para Hamilton. Hamilton chega a diminuir para apenas dois décimos de
seu carro para o de Nico, mas não passa.
Na volta 10, o grid estava assim:
- Massa
- Bottas
- Rosberg
- Hamilton
- Alonso
- Raikkonen
- Pérez
- Button
- Sutil
- Gutiérrez
- Maldonado
- Kobayashi
- Bianchi
- Ericsson
- Magnussen
Na volta 12, Rosberg faz uma
ótima parada, com 2.5 segundos completamente parado.
Na 13, Gutiérrez saiu antes da
hora e quase machuca sério seu mecânico: a roda traseira direita não estava bem
apertada. Na mesma volta Hamilton demora mais que Nico: 3.5 segundos.
No décimo quinto giro, o líder da
prova, Felipe Massa para e para mal. Leva 3.3 segundos parado e tal demora lhe
custaria a falta de um lugar no pódio. Felipe sai dos boxes em 5º atrás de
Rosberg, mas é passado logo em seguida por Hamilton.
Na décima sétima volta, o grid
estava assim:
- Pérez (Não tinha parado nos boxes)
- Rosberg
- Bottas
- Hamilton
- Massa
- Button
- Maldonado
- Alonso
- Magnussen
- Hulkenberg
19ª volta: Alonso passa Maldonado
e ganha a 7ª posição. Massa mantém uma distância de 2 segundos para Button.
Triste foi ver na 22ª volta,
Vettel parando nos boxes – 2.6 segundos parado – e não se preocupando em voltar
atrás de ninguém, mas isso por que ele era o último.
Gutiérrez, por partir sem estar
pronto em sua parada nos boxes, é punido com STOP and GO.
Na 24ª volta, Pérez tinha 0.6 de
vantagem para Rosberg, que tinha 1.1 para Bottas, que tinha 0.7 para Hamilton,
que tinha os mesmos 0.7 para Massa.
Na volta 25, Hulkenberg passa
Maldonado pela 9ª posição.
26 – Kvyat abandona: o carro da
Toro Rosso quebra a suspensão inesperadamente, em seguida o pneu traseiro
direito se deteriora. Fim de corrida pra ele.
Rosberg ultrapassa o audacioso
Pérez, que tendo tomado uma punição pelo GP do Canadá, adotou a estratégia de
uma parada e até este momento era líder da prova. Tudo isto no 27º giro.
Superado, Pérez decide fazer sua
parada na volta 30, após ser ultrapassado por vários pilotos e atrapalhar
Felipe por algumas voltas.
Na 31, Rosberg dá uma escapada,
fica lento e Bottas e Hamilton se aproximam da briga pelas posições do pódio.
Felipe, sem Pérez, aumenta seu
desempenho, mas não assusta, mesmo com a falha de Rosberg.
Na volta 33 aparece um replay de
Vettel batendo o bico na traseira de Gutiérrez. Foi uma bola levantada para os
que o tem como mau piloto: último colocado e colide. O acidente ficou sob
investigação da FIA.
Rosberg dispara na circunferência 36.
Vettel, judiado pelas
circunstâncias, abandona na 37, poupando o motor. A estratégia do alemão era
esperar um Safety Car para se aproximar do final do grid, já que a corrida
tinha lhe dado +1 volta de distância.
40ª volta: chega a hora das
segundas paradas - o primeiro foi Hamilton, com 4 segundos (péssima parada),
saiu dos boxes em 5º.
Volta 41 – Rosberg leva 3
segundos e sai na frente de Hamilton, em 4º.
No giro 42, Bottas que era 3º
leva 3.4 segundos e sai em 5º, deixando Rosberg em 3º e Hamilton em 4º.
Na 44, Massa para. 3.4 segundos
(completando duas paradas ruins) voltando em 6º. Antes ele liderava.
48 – Alonso – 2.5 segundos –
volta em 6º.
Na cinquenta e três a Mercedes já
se dava ao luxo de brigar sozinha pela primeira posição. Felipe apenas tentava
o quarto lugar.
Pérez volta a atrapalhar Felipe
até a 56. O brasileiro melhora 7 décimos após o carro da Force India parar pela
segunda vez (teriam que usar supermacios ainda).
Naquele momento as distâncias
entre os 4 primeiros pilotos estava assim:
- Rosberg
- Hamilton (+1.4)
- Bottas (+6.5 p/ Ham)
- Massa (+3.6 p/ Bot)
Na volta 61, Vergne abandona após
alto desgaste dos freios.
63 – Alonso 1.6 segundos atrás de
Massa. Felipe tentava superar Bottas a várias voltas, mas sua distância
permanecia por volta de 3 segundos.
No final da corrida, Hamilton que
parecia estar poupando o carro, parte pra cima de Nico. A distância entre ele
diminui para 1 segundo no 69º giro.
No 70, Hamilton erra a primeira
curva e perde tempo controlando o carro. A disputa esquenta na Mercedes. Nico
lidera, Hamilton o segue.
71 – A distância cai para 0.9
segundos. Rosberg erra uma curva e queima os pneus, era a chance de Hamilton,
mas ele erra instantes depois na mesma curva. Dava pra sentir a tensão no ar.
Enquanto isso Ricciardo faz uma ultrapassagem brilhante para ganhar o 8º lugar.
Hamilton persegue Rosberg até o último segundo, mas não dá: o alemão ganha mais
7 pontos de vantagem sobre o inglês.
Por Victor Guimarães.
Por Victor Guimarães.